Cinquenta anos depois de compor “Os Alquimistas Estão Chegando”, Jorge Ben Jor retorna a Paris, cidade que serviu de inspiração para a criação da música, para gravar em um projeto especial patrocinado pelo Itaú Unibanco. A iniciativa inclui um conteúdo exclusivo e uma parceria com o Spotify para disponibilizar a nova versão da canção.
A canção, que se tornou um marco da música brasileira ao unir samba, rock e elementos experimentais, foi originalmente lançada no disco Tábua de Esmeralda, eleito pela revista Rolling Stone como um dos maiores discos brasileiros de todos os tempos. A inspiração para a composição surgiu quando Jorge Ben Jor visitou a casa de Nicolas Flamel, um lendário alquimista francês. Foi lá que ele teve seu primeiro contato com a história da alquimia e suas simbologias, o que influenciou diretamente o conceito e as referências místicas presentes na canção e no álbum como um todo.
“Essa música nasceu de uma energia especial que senti naquele momento, inspirada por lugares e histórias que mexeram comigo. Agora, depois de 50 anos, é emocionante voltar a Paris para revivê-la com uma nova roupagem”, compartilha Jorge Ben Jor.

O projeto audiovisual foi produzido pela Africa Creative traz cenas do cantor na casa de Nicolas Flamel em Paris explorando sua trajetória criativa e mergulha na influência da obra de Jorge Ben Jor e no conceito dos “alquimistas da música”, destacando como artistas contemporâneos reinterpretam e reinventam a sonoridade brasileira.
Para amplificar o lançamento da faixa, o Itaú firmou uma parceria com o Spotify, que disponibilizará a nova versão da canção em primeira mão.
“Nossa proposta é criar franquias de conteúdo com narrativas que realmente conectam o público com a música e a cultura brasileira. Este projeto reflete a essência do Itaú: uma marca moderna, inovadora e que acredita no poder da música para inspirar e transformar”, destaca Thaiza Akemi, superintendente de Comunicação e Conteúdo do Itaú Unibanco.
Nesta quinta-feira, 27 de março, estreou o vídeo com o making of completo. Os vídeos estão disponíveis nos canais digitais do Itaú, com a nova versão da canção, que também poderá ser ouvida no Spotify.
Confira o conteúdo exclusivo:
FICHA TÉCNICA
FILME ITAÚ APRESENTA: JORGE BEN JOR
- Itaú: Sérgio Fajerman, Thaiza Akemi, Pedro Smith, Caroline Pintarelli, Hully Sá, Caroline Paluan, Camile Liguori, Rivalayne Almeida.
- Agência: Africa Creative
- CCO: Sergio Gordilho
- Criação: Angerson Vieira, Rapha Borges, Dudu Barcelos, Diego Viana, Caio Verçosa, Cortez Pereira, Cristine Costa, João Machado, Leandro Lucena e Mateus Souza
- Insights: Estevão Meneguzzo, Eduardo Berardinelli, Bea Ribeiro e Mana Black
- CEO: Marcio Santoro
- Atendimento: Renato Broggin, Stephanie Barbatto, Greta Dalla, Vitória Medauar, Guilherme Pereira e Lannara Nascimento
- Head of Design: Bruno Valença
- Conteúdo: Patrícia Colombo, Carolina Monterisi e Monikhe Menezes
- Mídia: Haroldo Paro, Larissa Francisco, Cibele Vilela, Bruna Nakamura e Jonathan Victor dos Santos
- Planejamento: Giacomo Groff, Victoria Franco, Isabela Kachan e Marina Buzzi Fontes
- Talents: Fernando Alonso, Bruna Cicolino e Thais Freitas
- Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Mariana Hermeto e Gabriela Ferrer
- Spotify: Isabella Scarpelini, João Godoy e Priscilla Barsotti
Empresa Produtora: GENCO
- Roteiro e Direção: André Vidigal
- Produtor Executivo: Paulo Murilo Fonseca
- Produtora: Manon Stockler Haddad
- Produtor Local: Stephane Haddad
- Diretor de Fotografia: Kao
- Foquista: Jorge Dayeh
- 2º Assistente de Câmera: Ana Maria Miranda
- Montador: Lucas Valente e Thiago Gil
- Produtor Executivo: Paulo Geraissate
- Atendimento: Gregory Conte
- Coordenador de Pós: Patricia Bornato
- Supervisão de Pós: Jairo Santos
- Diretor Técnico: Gustavo Minicucci
- Finalizador: Kleber Araújo
- Conform: Guilherme Vila
- Colorista: Luca Leocárdio / Guilherme Vila
- Motion: Kleber Araújo
Equipe Paris STINK:
- Diretor: Ian Ruschel
- DOP: Leo Schrepel
- AD: Pierre Abadie
- Art Director: Martino Piccinini
- Object producer: Gael Leroux
- Make: Sandra Parmentier
- Location Manager: Farid Arhab
- Head of Production: Paula Macedo e Clementine Tatin
- Managing Director: Alonso Sperb e Jerome Denis
- Produtora de Áudio: S de Samba
- Diretor musical: Wilson Simoninha e Jair Oliveira
- Produtor: Diego Guimarães
- Sound design: Antônio Arruda e Rodrigo Tedesco
- Direção executiva: Meg Magro
- Coordenação: Lara Fratucelli