Às vésperas da 97.ª cerimônia de entrega do Oscar, que ocorre nesse domingo dia 02 de março, nós da Geek Legend trouxemos nossas apostas para essa tão aguardada noite.
Apostas para Documentários, Animações e Curtas
Começando pela categoria de melhor curta animado, acredito que “Wander to Wonder”, que venceu tanto o Bafta quanto o Annie Awards na mesma categoria possui grandes chances de ser o escolhido para a cerimônia de domingo. A animação conta a história de 3 bonecos famosos em um programa de televisão dos anos 80 que são esquecidos no estúdio após a morte do seu criador.
Em melhor longa de animação a disputa me parece mais acirrada, “O Robô Selvagem” e “Flow” venceram o Annie, “Wallace e Gromit” venceu o Bafta e “Divertidamente 2” tem todo o arsenal de campanha da Disney/Pixar por trás, no meio desses ainda temos “Memórias de Um Caracol” com uma temática sensível e tocante. Entre todos esses eu escolho “Flow”, a forma que a direção de Gints Zilbalodis conduz essa história sem diálogos, sobre um gato que se perde e tem que buscar refúgio com outras espécies. É uma aula de comunicação universal, não atoa a animação foi indicada a melhor filme internacional pela Letônia.
Na categoria de curta em Live Action, eu escolho “The Man Who Could Not Remain Silent” vencedor de Cannes. O filme retrata o massacre étnico que ocorreu na Bósnia em 1993. Acredito que sua temática forte possa chamar atenção da academia. Outro curta que pode ser o escolhido é “A Lien” curta que mostra as dificuldades de imigração legal para os estados unidos.
Em documentário, o filme “Porcelain War” que conta sobre artistas ucranianos que se juntam durante a guerra contra a Rússia, recebeu prêmios em Sundance e melhor documentário no Sindicato de Diretores DGA, minha aposta está com eles. Enquanto documentário em Curta Metragem eu escolho “’I Am Ready, Warden” que vem se destacando em premiações durante o ano todo também.
- MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA METRAGEM
Flow
- MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM
Wander to Wonder
- MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE-ACTION
The Man Who Could Not Remain Silent
- MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA METRAGEM
Porcelain War
- MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
I am Ready, Warden
Apostas para Categorias Técnicas
Em Melhor fotografia, Lol Crawley por “O Brutalista” e Greig Fraser por “Duna: Parte Dois” são os favoritos, mas minha aposta vem com Jarin Blaschke e seu trabalho em “Nosferatu” que esbanja criatividade em um jogo de luz e sombras que deixa o ambiente do filme ainda mais assustador e pesado até nos poucos momentos felizes, acredito que Jarin tem força para surpreender a todos no domingo.
A trilha sonora de “O Brutalista” é uma das favoritas para levar essa disputa, mas minha aposta vai com o trabalho de Volker Bertelmann em “Conclave” que mesmo sem receber nenhum prêmio importante anterior, tem recebido elogios e indicações em várias premiações. Em melhor canção minha aposta fica para El Mal de “Emilia Pérez” que apesar de ser um filme fraco, tem nessa música em especifico um dos poucos momentos criativos do longa.
Em minha opinião, a edição de “Emilia Pérez” não merecia ser indicada, cortes foras de hora e cenas emendadas de forma artificial, sem contar a mudança de tom entre momentos de diálogos e músicas que simplesmente não funcionam. Minha aposta fica com o trabalho de Nick Emerson em “Conclave”, o ritmo das cenas e a forma como as respostas aos mistérios da narrativa vão sendo entregues no momento exato, para mim é mérito de uma montagem inteligente.
É difícil tirar a estatueta de Paul Tazewell por “Wicked” na categoria de melhor figurino, os detalhes contrastantes das protagonistas, o uniforme da escola e a magnitude de figurantes todos vestidos de acordo com o que a narrativa precisa. Se não fosse “Wicked” minha aposta seria em “Nosferatu”, meu favorito entre os indicados.
Não existe um filme indicado em melhor Desing de Produção que não mereça vencer nesse domingo. A reconstrução de época em “O Brutalista”, o design de “Conclave” e a reprodução dos interiores do Vaticano, o aprofundamento no universo de “Duna” nessa segunda parte, a caracterização Gótica em “Nosferatu” e o favorito da noite e minha aposta para essa categoria “Wicked”. O trabalho do Designer Nathan Crowley e o decorador de cenário Lee Sandales é gigante e cheio de detalhes, como a construção do Emerald City Express o trem que leva nossas protagonistas para cidade de OZ.
Uma aposta certa é o Oscar de melhor cabelo e maquiagem para “A Substância”, o trabalho de Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon e Marilyne Scarselli é chocante, quando você pensa que eles foram longe, eles te surpreendem ainda mais. Temos muita qualidade nos demais indicados, mas meu favorito e acredito que dos votantes vai ser “A Substância” .
Em melhor Som, “Duna: Parte Dois” aparece como o grande favorito, o trabalho de edição e mixagem de som durante as batalhas é um ponto alto do filme. Outro favorito da disputa é “Wicked” que venceu o sindicato em melhor mixagem e tem suas músicas gravadas ao vivo. Minha aposta vai para “Wicked” nessa disputa, acredito que o musical de John M. Chu chamou mais atenção dos votantes.
“Duna: Parte Dois” tem como maior destaque a grandiosidade de suas batalhas, a cenas com os vermes gigantes, as naves de cada exército e os novos mundos apresentados nessa sequência. Todos esses elementos criados pela equipe de efeitos visuais liderada por Paul Lambert, são surpreendentes em tela e merecem ser premiados com o Oscar de melhor efeitos visuais.
- MELHOR FOTOGRAFIA
Jarin Blaschke, por Nosferatu
- MELHOR TRILHA SONORA
Volker Bertelmann, por Conclave
- MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“El Mal” Jacques Audiard, Camille e Clément Ducol por Emilia Pérez
- MELHOR EDIÇÃO
Nick Emerson, por Conclave
- MELHOR FIGURINO
Paul Tazewell, por Wicked
- MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Designer de Produção Nathan Crowley
Decorador de Cenário Lee Sandales, por Wicked
- MELHOR CABELO & MAQUIAGEM
Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon e Marilyne Scarselli, por A Substância
- MELHOR SOM
Simon Hayes, Nancy Nugent Title, Jack Dolman, Andy Nelson e John Marquis, por Wicked
- MELHORES EFEITOS VISUAIS
Paul Lambert, Stephen James, Rhys Salcombe e Gerd Nefzer, por Duna: Parte Dois
Apostas para Direção, Roteiro e Filme Internacional
Um dos grandes duelos da noite se encontra aqui na categoria de filme internacional, “Emilia Pérez” era a grande favorita, mas com o decorrer de inúmeras polêmicas que o longa teve nas últimas semanas, pode ser que o filme de Jacques Audiard tenha perdido folego no final da corrida. Enquanto o brasileiro “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles recebia mais e mais elogios, ganhou força na sua campanha e é claro que minha aposta e torcida vai para este longa, não só por ser o cinema brasileiro aclamado no exterior, mas também pela qualidade da obra e a sensibilidade em mostrar essa família que teve que lidar com os horrores da ditadura e não poder fazer nada.
Os diálogos de um filme na minha opinião, devem passar quem são aqueles personagens, quais suas ideias e seus interesses de forma natural ao mesmo tempo em que a narrativa caminha. “Conclave” escrito por Peter Straughan, tem essa habilidade ao mostrar como um grupo de Sacerdotes e Bispos podem ser tão diferentes em políticas e visões de mundo, ao mesmo tempo que nos conta uma história cheia de mistérios que atiçam nossa curiosidade. É minha aposta para melhor roteiro adaptado. Em melhor roteiro original “Anora” se destacou nos prêmios dos Sindicatos de roteiristas, produtores e diretores, sem dúvidas é o grande favorito da noite.
Minha aposta em melhor direção seria com toda certeza em Edward Berger por “Conclave”, mas o cineasta não foi lembrado nessa categoria, o que me deixou desapontado. Mas seguindo a lista de indicados minha escolha fica com Sean Baker, como disse antes, o filme tem recebido grande destaque na temporada de premiações, venceu o Sindicato de Diretores (DGA), de Produtores (PGA) e roteiristas (WGA) e acredito que levara o Oscar nesse domingo.
- MELHOR FILME INTERNACIONAL
Ainda Estou Aqui (Brasil)
- MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Sean Baker, por Anora
- MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Peter Straughan, por Conclave
- MELHOR DIREÇÃO
Sean Baker, por Anora
Apostas para Atuações
É difícil falar das categorias de atuação sem falar das polemicas envolvendo “Emilia Pérez”, a atriz Karla Sofía Gascón chegou a ser uma das favoritas para melhor atriz, mas depois que foi revelado alguns tweets polêmicos, a atriz e o filme perderam força na corrida. A produtora colocou todos os esforços nessas últimas semanas para limpar a imagem do filme dessas polêmicas o que trouxe grande destaque para Zoë Saldaña na categoria de melhor atriz coadjuvante, mesmo competindo com o carisma de Ariana Grande em “Wicked”, acredito que essa vitória seja de “Emilia Pérez”.
Se Karla Sofía caiu na corrida de melhor atriz, Fernanda Torres tem ganhado cada vez mais força e é a minha aposta para vencer, mas vai ser difícil com Demi Moore no páreo,que é a grande favorita com seu filme “A Substância”.
Enquanto isso a categoria de Ator Coadjuvante, é quase certo que pertence a Kieran Culkin, o personagem dele é cativante e escrito com uma sensibilidade única por Jesse Eisenberg. Em um ano menos competitivo, “A Verdadeira Dor” poderia até receber mais indicações e prêmios, mas nesse ano o Oscar de melhor ator coadjuvante é o destaque que o filme provavelmente vai receber.
Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido) e Adrien Brody (O Brutalista) estão acirrados como os dois grandes favoritos para categoria de melhor ator. Meu Favorito é Ralph Fiennes e seu trabalho em “Conclave”, acredito que possa ser um azarão com boas chances, depois que o filme recebeu o prêmio de melhor elenco no Sindicato de Atores (SAG), mas minha aposta vai com Timothée Chalamet que venceu o SAG de melhor ator e ganhou mais força durante as últimas semanas de campanha.
- MELHOR ATOR COADJUVANTE
Kieran Culkin, por A Verdadeira Dor
- MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Zoë Saldaña, por Emila Pérez
- MELHOR ATOR
Timothée Chalamet, por Um Completo Desconhecido
- MELHOR ATRIZ
Fernanda Torres, por Ainda Estou Aqui
Apostas para Melhor Filme
Ao contrário de premiações do Oscar de anos anteriores, esse ano a categoria de melhor filme não tem um vencedor muito obvio. “Anora” venceu todos os prêmios dos sindicatos, venceu melhor filme no Critics Choice e por isso aparece aqui como o mais favorito, mas com o método de votação para melhor filme sendo diferente dos demais, o longa de Sean Baker pode encontrar dificuldades para conquistar o principal prêmio da noite. Minha aposta ficaria fácil com “Anora”, mas meu favorito para levar o principal prêmio da noite é “Conclave” e vou contra minha razão e colocar minhas fichas no longa de Edward Berger.
- MELHOR FILME
Conclave
A cerimônia de entrega dos prêmios acontece nesse dia 02, acompanhe o Geek Legend para saber quem foram os vencedores. E comenta quais suas apostas e expectativas para uma das noites mais importantes da setima arte.